31 Mar O Sucesso das Ampolas Martiderm
ENTREVISTA
A MartiDerm lançou a sua primeira ampola dermocosmética com proteoglicanos e vitamina C, há trinta anos. Contamos aqui a sua história, é sempre bom dar a conhecer uma boa história!
Foi em 1952 que José Martí, um farmacêutico muito empreendedor que criou o seu laboratório a partir da farmácia que tinha o mesmo nome, na cidade de Barcelona, especializada na elaboração de formulações dermatológicas personalizadas, sob prescrição médica.
A MartiDerm, reconhecida pelo sector médico e farmacêutico, mantém os princípios do seu fundador como o rigor, a inovação e a eficácia de seus produtos que contêm uma alta concentração de ingredientes activos, bem como a transparência com que apresentam a fórmula em todos os seus produtos, produtos esses que “dizem o que fazem e fazem o que dizem”.
Fez 30 anos, ou seja foi em 1989, que o farmacêutico Josep Martí Tor criou uma fórmula exclusiva para a regeneração e hidratação da pele e desenvolveu uma ampola de vidro âmbar, ele não conseguia imaginar que acabara de criar uma nova categoria no sector dermocosmético. No interior, dois ativos universais hoje eram sabiamente combinados, na época grandes desconhecidos para a maioria, a vitamina C pura e os omnipresentes e impronunciáveis, proteoglicanos. Uma fórmula única, avançada e, acima de tudo eficaz, que a MartiDerm criou e lançou uma nova categoria no mercado com as primeiras ampolas de proteoglicanos e vitamina C. Trinta anos depois, continuam a ser o número 1 em vendas no segmento de ampolas de tratamento facial em farmácia.
Os proteoglicanos são uma pedra angular do laboratório que patenteou o seu próprio proteoglicano, o Proteum 89+. Essas moléculas, presentes no nosso corpo, têm a virtude de hidratar a pele por dentro (elas são capazes de reter 1000 vezes o seu peso molecular na água).
As ampolas, jóias autênticas que foram um grande avanço para os dermocosméticos, estão a ser inovadas e aperfeiçoadas com versões líderes que oferecem respostas eficazes, mesmo para as peles mais exigentes. Paralelamente, o laboratório continuou a desenvolver produtos e linhas que obtiveram sucesso e reconhecimento entre profissionais, e consumidor final, graças a soluções inovadoras com as mais recentes tecnologias e activos em dermocosméticos, actualmente com mais de 70 produtos.
Montse Martí, CEO e filha do fundador Josep Martí, explica a partir da sua experiência e perspectiva desde a primeira linha da criação e desenvolvimento da MartiDerm.
Recorda-se do êxito inicial das ampolas MartiDerm, como foi?
As primeiras ampolas de proteoglicanos e vitamina C que o meu pai fabricava há 30 anos foram feitas individualmente como fórmulas mestras e sob prescrição médica. Foram formuladas como um complemento para combater a secura e irritação na pele em tratamento com ácido retínico tópico para combater o fotoenvelhecimento da pele. Recomenda-se a aplicação de um creme com ácido retinóico, à noite, e uma ampola com essa combinação única de ativos hidratantes e reafirmantes (proteoglicanos) e antioxidantes (vitamina C). Devido precisamente à presença de vitamina C, o recipiente de vidro de topázio com atmosfera inerte, foi escolhido para preservar a sua oxidação. Lembro-me que os pacientes, quando terminaram o tratamento, perguntaram ao dermatologista se poderiam continuar com as ampolas da Farmacia Martí Tor devido aos resultados espetaculares alcançados e à luminosidade da pele. Foi assim que a procura pelas ampolas da nossa farmácia, que é a origem do actual laboratório, começou a crescer exponencialmente.
Como desenvolveu o crescimento das ampolas no mercado, nos últimos 30 anos?
A primeira ampola desenvolvida em 1989 foi equivalente à atual Proteos Hydra Plus (também conhecida como ampola verde, devido à cor da embalagem). Até 1997, essa era a única ampola formulada na Farmácia Martí Tor. Foi nesses anos que, devido à elevada procura pelas ampolas de proteoglicanos e vitamina C na farmácia, convencemos o meu pai a criar o laboratório e a marca MartiDerm. O seu crescimento está ligado ao das ampolas, o nosso principal produto. Graças à sua singularidade e eficácia, conseguimos globalizar a empresa, triunfando em mercados tão atraentes e exigentes quanto os asiáticos.
Desde a criação da primeira ampola na farmácia e depois como laboratório, expandimos a gama de ampolas para oferecer a melhor solução para todas as necessidades e tipos de pele. Temos 9 tipos de ampolas: 6 ampolas de tratamento diurno diferentes, ampolas regeneradoras noturnas, ampolas despigmentantes e ampolas flash. Estas diferentes variedades de ampolas estão incluídas em diferentes famílias de produtos dermocosméticos para oferecer aos nossos clientes rotinas de tratamento completas. Cada uma delas possui estudos clínicos in vitro e in vivo que demonstram a sua eficácia.
Sendo pioneiros e líderes nesta categoria, como concentra o desenvolvimento da categoria de ampolas na MartiDerm?
No início, não sabíamos que tínhamos criado uma nova categoria no sector dermocosmético. Na verdade, o meu pai confiou em critérios estritamente científicos para embalar a fórmula num frasco de vidro de topázio. Foi a melhor solução que ele encontrou para manter as propriedades dos ingredientes ativos intactas, evitando a oxidação e consequentemente a perda de atividade. Actualmente, com as principais marcas globais a lançar ampolas de beleza facial e reivindicando activos “nossos” como proteoglicanos e vitamina C, é visível que criámos uma categoria muito interessante e apreciada pelo consumidor. O nosso objectivo é continuar a liderar e inovar nesta categoria, na qual somos pioneiros e especialistas em todo o mundo.
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