UMA REABILITAÇÃO NOTÁVEL – LISBOA

UMA REABILITAÇÃO NOTÁVEL – LISBOA


APARTAMENTO NO LARGO DO CARMO


O atelier Aurora Arquitectos, foi o responsável por este projecto de reabilitação, mesmo no centro da cidade de Lisboa.

Fundado em 2010 por Sofia Couto e Sérgio Antunes, o atelier Aurora Arquitectos foi a consequência natural de um trabalho desenvolvido em conjunto nos anos anteriores. O percurso começou durante o período académico, tendo-se fortalecido com a experiência profissional com o colectivo Kaputt! 

Actualmente com uma equipa ampliada a outros elementos, o atelier tem como objecto de trabalho projectos das mais variadas escalas, de pequenas casas a edifícios de habitação, bem como equipamentos culturais. Recentemente, a área mais desenvolvida é a reabilitação urbana, que representa um foco de especialização e investigação para o atelier. 

 

 

 

Na sua abordagem é particularmente importante a reacção ao local que se encontra, daquilo que faz parte da existência desse espaço e de outros elementos da construção (por vezes, com centenas de anos). O desafio é, por isso, interpretar, esmiuçar, copiar, distorcer e até ironizar essas matérias-primas, para que sejam devolvidas ao local de uma forma nova e inesperada. 

Cada caso é acompanhado de uma forma atenta e personalizada, procurando-se assim uma solução distinta, que torna cada projecto uma experiência singular. Perante os condicionalismos encontrados (legais, orçamentais, programáticos ou de constrangimentos de obra), os esforços vão no sentido de vencer os momentos chave do projecto, momentos esses que culminam no espaço construído, dando sentido a tudo o resto.

 

 

 

 

APARTAMENTO NO LARGO DO CARMO LISBOA, PORTUGAL   

Este apartamento faz parte de um edifício que ocupa todo o topo sul do Largo do Carmo. De origem pombalina, tem a particularidade tipológica de conjugar um palacete nos pisos baixos, com luxuosos apartamentos de rendimento nos pisos superiores. Apesar das sucessivas ocupações nos últimos 2 séculos, o interior mantinha grande qualidade espacial, construtiva e decorativa.

O projecto pretende respeitar e valorizar este passado e adaptar o espaço a habitação unifamiliar. Mantém-se a lógica de circulação actual, constituída por dois eixos principais formados pelos corredores e ligação contínua entre divisões. As demolições são diminutas e assumem-se propositadamente “cicatrizes” destas paredes. As portas que se fecham são barradas e pintadas com tinta de parede, como fósseis. Estratégias para conjugar os novos desejos programáticos com a leitura da compartimentação original. Funciona também como um registo, que permitirá que um dia tudo volte ao original.

Os elementos novos são desenhados de forma a não competirem com os antigos. A sua linguagem é contemporânea e propositadamente alienada, distante. Este corte é também uma forma de respeito pelo passado.

Quase invisível, é um exigente processo de restauro utilizando e respeitando as técnicas construtivas originais e elaborados caminhos secretos percorridos por esgotos, ventilação e climatização.

 

 

 

 

 

 

 

BIOGRAFIAS 

Sofia Reis Couto (Porto, 1980) Arquitecta pela Universidade Lusíada de Lisboa. Trabalhou no atelier de Helena Botelho entre 2002 e 2004. Foi uma dos fundadoras do colectivo Kaputt! em 2003, onde participou e coordenou diversos projectos de arquitectura, design de equipamento, design gráfico e instalação. Em 2010 funda juntamente com Sérgio Antunes o atelier Aurora Arquitectos. Tem sido porta-voz das várias organizações a que tem pertencido em conferências, seminários e workshops. Os seus trabalhos têm sido expostos e publicados em diversas exposições e publicações nacionais e internacionais.

Sérgio Antunes (Lisboa, 1977) Arquitecto pela Universidade Lusíada de Lisboa e pela Universitá della Svizzera Italiana- Accademia di Architettura, Mendrizio (2003). Trabalhou no atelier de Helena Botelho entre 2001 e 2004. Foi um dos fundadores do colectivo Kaputt! em 2003, onde participou e coordenou diversos projectos de arquitectura, design de equipamento, design gráfico e instalação. Em 2010 funda juntamente com Luca Martinucci o colectivo 18:25 Empreiteiros Digitais, um laboratório para a construção de imagens de arquitectura. Ainda em 2010 funda juntamente com Sofia Couto o atelier Aurora Arquitectos. Tem sido porta-voz das várias organizações a que tem pertencido em conferências, seminários e workshops. Os seus trabalhos têm sido expostos e publicados em diversas exposições e publicações nacionais e internacionais.

 

 

PROJECTO A apartamento Largo do Carmo

LOCALIZAÇÃO Lisboa Portugal

CLIENTE Privado

PROGRAMA Reabilitação de apartamento

ÁREA 300m2

DATA 2019

AUTORIA Aurora Arquitectos

EQUIPA DE ARQUITECTURA Sérgio Antunes, Sofia Reis Couto,Ivo Lapa, Pedro França, Bruno Pereira, Tãnia Sousa, Rui Baltazar, Dora Jerbic, Carolina Rocha, Anna Cavenago

FISCALIZAÇÃO Gestão de Obras

PROJECTOS E ESPECIALIDADES Engiprior, ECWS, Prodetail

CONSTRUÇÃO R.C.U

MOBILIÁRIO A Linha da Vizinha

CERÃMICA A Linha da Vizinha

FOTOGRAFIA Do Mal o Menos

 

Tags: