
25 Mar VILLA MAIDLA NATURE RESORT
ONDE A NATUREZA ENCONTRA A HISTÓRIA
Estónia, este pequeno país do norte da Europa, banhado pelo Mar Báltico com mais de 1500 ilhas, tem um dos ares mais limpos do mundo, as exuberantes florestas verdes e primitivas cobrem cerca de metade da sua área. É um privilégio encontrar a natureza em estado pura em quase todos os lugares. O Maidla Nature Resort está situado a 45 minutos de Tallinn a capital, no meio dos pântanos da Estônia. O modo de vida estoniano sempre andou de mãos dadas com a natureza.
No resort é possível encontrar diferentes camadas da história local por meio da arquitectura. De edifícios senhoriais do século XV, à mais recente adição, a mini estufa do século XXI o “ Nature Villa ”. Não se substituem mas proporcionam uma viagem no tempo. Uma pequena casa de refúgio chamada Nature Villa oferece aos seus visitantes conforto e paz ao mesmo tempo. Situa-se nas instalações de um antigo solar, permitindo ao visitante vivenciar diversos edifícios históricos e a pitoresca paisagem natural. Ao chegar à área húmida, pode encontrar uma pequena casa dentro da linha das árvores. A casa foi construída em torno das bétulas existentes, sem lhes causar qualquer dano. A Villa está a um metro acima do solo e cravada profundamente no solo macio com parafusos com sete metros de comprimento. Há um terraço onde pode apanhar sol da manhã, um telhado em camadas para apreciar o pôr do sol e ver as estrelas. Na área circundante existem imensas espécies de pássaros a casa também funciona como torre de observação. Durante a primavera, toda a área é inundada pelo rio próximo, a única maneira de chegar ao Nature Villa é através de uma plataforma elevada. A casa é destinada a 1-2, oferece o máximo de conforto e privacidade, não sendo visível de qualquer lugar que não seja o lago. Os ângulos agudos das formas triangulares misturam-se com a floresta de pântano circundante, devido às suas paredes cinza escuro.Toda a casa é revestida de madeira a fachada, telhado e terraços são feitos de um material monocromático cinza durável e tratada térmicamente, com o objectivo de fazer com que a estrutura precise do mínimo de manutenção possível. Como a casa está localizada numa zona pantanosa de difícil acesso, qualquer reparo ou trabalho de construção futuro exigiria uma logística especial, de modo que a durabilidade máxima é altamente desejável.
A arquitecta Mari Hunt acredita que o hotel consegue captar algo que é de vital importância na Europa de hoje: “procuramos criar um espaço que aproxime as pessoas da natureza, e do valor deste vínculo que já está a desaparecer em muitos locais”.
Todos os materiais usados são de origem local, sempre que possível. O interior do pequeno hotel é meticulosamente considerado no mesmo estilo do exterior, com o objetivo de se integrar na natureza, oferecendo conforto e qualidade nos materiais. para dar à casa um corpo notável. A pasta cinza térmica foi escolhida por causa de sua bela cor profunda e durabilidade às mudanças das condições climáticas.
O interior da casa tem todas as comodidades necessárias como um quarto de hotel pequeno, mas luxuoso. Há uma entrada com espaço para bagagem e roupas, o balcão da cozinha para o chá ou pequeno almoço, e frigobar. A sala de estar possui uma cama king-size, uma sala confortável com almofadas macias e uma lareira. Os visitantes podem desfrutar de uma aconchegante lareira com vista panorâmica para o pântano ao seu redor. A casa de banho com espelhos do chão ao tecto está equipada com um grande duche e uma sanita de incineração. Para manter o interior o mais simples possível, são utilizados poucos materiais, pasta cinza térmica para piso e tecto, microcimento para entrada, casa de banho e laminado Infinity preto para cabeceira. Todo o mobiliário é feito à medida e as medidas cuidadosamente calculadas.
O quarto minúsculo pode ter layouts diferentes um quarto grande que pode ser modificado em dois para um quarto e uma pequena sala extra ao lado da lareira com sofá. O sofá pequeno também podem ser usado como cama extra para uma criança.
A casa está replecta de design estoniano contemporâneo, cerâmica moderna, tecidos e um quimono que serve de roupão de banho. Tudo foi medido para criar um espaço pequeno, mas confortável, para uma escapadela privada perfeita.
Arquitectos: b210 architects
Arquitecta: Mari Hunt
Design de interiores e móveis: b210 architects
Cidade: Maidla
País: Estônia
Área: 28 m²
Ano: 2020
Fotografias: Tõnu Tunnel, Priidu Saart
Engenheiro: Production House
Construtor: Otto Ehitab
Móveis: Margo Mööbel