CASA DA VOLTA

CASA DA VOLTA


CASA DA VOLTA


 

Moradia exclusiva de seis suites em Grândola

A casa está localizada no sudoeste alentejano, no interior de Santa Margarida da Serra, em Grândola. Neste território remoto, a suave e ondulante topografia contrasta com a dureza da paisagem, com a sua vegetação seca e esparsa de sobreiros e azinheiras em solos calcários.

Num contexto de isolamento, o conceito da casa evoca a tradição da alcáçova portuguesa, ou qasbah, seguindo a sua origem e etimologia árabe, que funcionava como uma cidadela defensiva, ou monte, com os diferentes volumes construídos no seu interior, protegidos por um perímetro de muros altos. Poeticamente, convoca a noção Heideggeriana de “espaço delimitado”, da necessidade humana de definir um limite do habitar na imensidão da paisagem. Na verdade, esta tipologia de casa agrícola fortificada é a forma dominante de ocupação em todo o Magrebe e Mediterrâneo, desde a antiguidade romana e civilização árabe, aos excursos modernos de Fernand Pouillon ou Le Corbusier em Argel.
O sistema construtivo da casa baseia-se em paredes autoportantes de tijolo, sobre as quais assenta um sistema estrutural de vigas de madeira e tabuado. Revestidas no exterior em alvenaria de pedra caiada de branco, as paredes espessas são cobertas na cimalha por uma telha canudo, por sua vez sugestiva de um telhado que de facto não existe. A espessura da textura destas superfícies simula uma condição vernacular e quase arcaica que é, no entanto, ironicamente negada pela sua escala e desenho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUARTOS/SUITES
Existem seis quartos arejados, mínimos e calmantes para escolher na Casa da Volta, espalhados pelo pátio central, para que os hóspedes possam escolher ou passar uma noite em cada um, Adequado para hospedar até 2 pessoas em cada um, cinco quartos estão localizados na casa principal, enquanto o 6o fica solitário na entrada principal da casa, talvez reservado para quem procura consolo.
A suíte master tem vista para seu próprio pátio emoldurado, onde potes e cactos são coabitantes amigáveis. Todos os quartos têm casa de banho com duche, casa de banho própria. As camas são todas duplas e cobertas com lençóis brancos imaculados, enquanto as cortinas de lona garantem uma noite de sono repousante sob o som do infinito silêncio lá fora.

 

 

 

Arquitectura João Cravo

Área 500 m

Fotografias Alexandre Ramos, Luís Viegas

CIDADE MAIS PRÓXIMA Grândola – 12 min de carro.

PRAIAS MAIS PRÓXIMAS
Praia do Pego (Comporta), Aberta-a-Nova e Melides – 35 minutos de carro,  Comporta – 40 minutos de carro
Melides – 25 minutos de carro.

 

https://casa-volta.com/

 

 

Tags: