COOL CARS

COOL CARS

 

 


PARA PESSOAS COM ESTILO E DINAMISMO


 

A Breitling lança o Top Time Classic Cars Squad

Uma distinta celebração do design e da liberdade: a Top Time Classic Cars Capsule Collection da Breitling presta homenagem aos carros clássicos desportivos da década de 1960.

Este trio não convencional de cronógrafos inspirados nas corridas automóveis tem como base os modelos Chevrolet Corvette, Ford Mustang e Shelby Cobra — três ícones da cultura automobilística americana. Os relógios homenageiam os modelos Top Time originais da Breitling, da década de 1960, concebidos para “profissionais jovens e activos”. As actuais interpretações “retromodernas” têm um espírito talvez ainda mais jovem e livre.

“O que importa é a viagem, não o tempo. E isso é verdade, quer esteja a trabalhar debaixo do capô ou a fazer-se à estrada num passeio de domingo, enquanto desfruta destas fantásticas máquinas”, diz Georges Kern, o CEO da Breitling.

Estes cronógrafos disruptivos, com um toque automobilístico, destacam-se pelas ousadas cores do mostrador, com nuances em laranja e amarelo, ou vermelho e azul, assim como braceletes de relógio em pele bovina, inspiradas no mundo do desporto automóvel. Os fundos de caixa em aço ostentam a gravação do logótipo de cada carro — com um nível de detalhe impressionante — e os botões de cronógrafo realçam o mostrador. Os três relógios são resistentes à água até 10 bar (100 metros).

A gama inclui o Top Time Chevrolet Corvette em vermelho e preto, inspirado no fascinante design do Corvette C2 de meados da década de 1960 — frequentemente designado por “Sting Ray” pelos aficionados. Curiosidade: sabia que o fabricante de automóveis Louis Chevrolet era um piloto de corridas suíço, nascido na cidade relojoeira de La Chaux-de-Fonds? Existe ainda a versão em verde e castanho do Top Time Ford Mustang, inspirada num carro desenvolvido em 1964 em tempo recorde, que deu origem a um novo género de carros desportivos compactos e acessíveis. O modelo não tardou a alcançar um estatuto icónico nas mãos de estrelas do rock e atores de Hollywood, tendo também desempenhado um papel icónico no grande ecrã. Por último, mas não menos importante, a versão em azul e castanho do Top Time Shelby Cobra. O painel de inspiração para este relógio centrou-se na formidável máquina criada pelo icónico piloto e fabricante de carros de corrida americano Carroll Shelby. Concebido para as competições da década de 1960, combinava o design clássico do chassis britânico com a engenharia e o engenho das corridas americanas. As cores do relógio aludem a um dos seus distintos trabalhos de pintura: azul com riscas brancas, que remetem ao universo do desporto automóvel.

No interior das caixas de 42 mm das versões Chevrolet Corvette e Ford Mustang, está o Calibre Breitling 25, um movimento de cronógrafo de 1/8 de segundo de corda automática, certificado pelo COSC, com uma reserva de marcha de aproximadamente 42 horas. Os dois relógios possuem uma escala de taquímetro e três submostradores contrastantes em preto. Nos respectivos mostradores, os logótipos dos carros encontram-se na posição das 12 horas.

No interior do Top Time Shelby Cobra, ligeiramente mais pequeno — de 40 mm — encontra-se o Calibre Breitling 41, um movimento de cronógrafo de 1/4 de segundo de corda automática, certificado pelo COSC, com uma reserva de marcha de aproximadamente 42 horas. O modelo possui uma escala de taquímetro branca, dois submostradores contrastantes em branco e ainda o logótipo Cobra na posição das 6 horas.

Contudo, esta herança das corridas não implica necessariamente pressa. O foco está na sensação de liberdade e de alegria que o veículo proporciona. Poderá mesmo chegar a perder a noção do tempo…

 

 

 

 

Shelby Cobra

 

 

 

 

 

 

 

 Chevrolet Corvette

 

 

 

 

 

 

 Ford Mustang

 

 

 

 

 

Três ícones da cultura automobilística americana

O Chevrolet Corvette da segunda geração, comercializado entre 1963 e 1967, é a versão mais procurada desta lenda americana. O “Sting Ray” foi inspirado num protótipo de 1959, concebido para corridas. A carroçaria atrativa de baixo perfil continua a deslumbrar os aficionados até aos dias de hoje. O seu desempenho, quer na estrada como na pista, continua a fazer parte dos sonhos de aficionados de todo o mundo e a despertar a imaginação.

O Ford Mustang da primeira geração, produzido de 1964 a 1969, era compacto, acessível e desportivo. Com alguns modelos para famílias e outros para desportistas focados nas corridas, este modelo era um verdadeiro ícone popular entre estrelas do rock e atores. O modelo também protagonizou alguns dos filmes mais populares da época. Os entusiastas de automóveis sabem que o Mustang original ajudou a definir a modernidade de toda uma geração. Esta lenda viva ainda se encontra em produção e continua a ser importante para os clientes de hoje — tal como o era nos anos sessenta.

No início da década de 1960, o vencedor de Le Mans, Caroll Shelby, imaginou um carro que combinava o design do chassis britânico com a engenharia das corridas americana. Carroll criou o Shelby Cobra, um carro desportivo que combinava, de forma engenhosa, um chassis pequeno e leve com um motor “big block” americano robusto e fiável. Quando o Cobra foi apresentado, em 1962, foi um sucesso imediato. O Shelby Cobra original continua a ser um carro com uma velocidade impressionante e muito procurado.