FÁBRICA DE CHOCOLATE

FÁBRICA DE CHOCOLATE


UMA CASA MAIS DOCE 


 

Situada na pequena cidade de Bisbal , no interior da Catalunha esta antiga fábrica de chocolate do século XIX, que foi transformada numa casa de luxo. Um projecto de Anna e Eugénia Bach , este pequeno armazém, agora uma casa de família e um estúdio, recebeu o nome de “ Dirk e a fábrica de chocolate ”, refletindo o título do famoso romance infantil de Roald Dahl.

As intervenções realizadas foram poucas, já que os arquitectos tentaram manter o maior número possível de elementos originais e antigos. “O projeto consiste em adaptar este espaço, inicialmente industrial, para uma família que valoriza o carácter do edifício original. Neste sentido, o projecto propõe uma solução que permite desfrutar dos espaços abertos originais, introduzindo pequenas modificações e soluções para poder contemplar os três tectos, ainda que a nova distribuição requeira espaços menores”, Neste sentido, foram feitas várias modificações mínimas no pequeno armazém de tijolo e pedra, criando espaços de habitação. Estes abrem-se a áreas externas, reinventadas para a casa.

 

 

Cada andar da estrutura de três andares já apresentava uma técnica de construção diferente, por isso os arquitectos tentaram mostrar esses elementos distintos com as suas modificações.

No rés do chão, vigas metálicas suportam uma série de abóbadas de tijolos catalães. Estas abóbadas estendem-se sobre uma grande sala de estar, cozinha e sala de jantar. Esta área abre-se para um novo pátio com piscina através de uma série de portas altas e elegantes. Balcões brancos, arrumações e novas estruturas, como tomadas eléctricas, também foram instalados diretamente contra as paredes de pedra expostas.

Acima, a estrutura metálica suporta um telhado feito de vigas de madeira. Este nível superior de quartos mais compartimentados está dividido por divisórias brancas e as paredes param junto a esta estrutura do teto para criar zonas envidraçadas claras.

No seguinte andar há um estúdio separado, no qual grandes troncos de madeira suportam uma laje de tijolo fino com acabamentos em telha de cerâmica. A grande sala de estar, a sala de jantar e a cozinha, situadas neste andar, refletem a disposição do rés do chão. No extremo norte, há um quarto de casal adicional.

https://annaeugenibach.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags: