Guggenheim Abu Dhabi

Guggenheim Abu Dhabi

 


O Guggenheim Abu Dhabi, há muito adiado, será inaugurado em 2025


O Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, anunciou que o Guggenheim Abu Dhabi, desenhado por Frank Gehry está a caminho de ser concluído em 2025. Será o maior museu do mundo com doze mil metros quadrados de espaço espositivo. Definido para fazer parte de uma comunidade próspera de instituições culturais em Abu Dhabi, Guggenheim Abu Dhabi é a mais recente edição da constelação internacional de museus da Fundação Solomon R. Guggenheim.

O museu promoverá o intercâmbio cultural com a missão de contribuir e estimular perspectivas expansivas sobre a história da arte. Apresenta uma coleção global com foco específico na Ásia Ocidental, Norte da África e Sul da Ásia (WANASA), o Guggenheim Abu Dhabi promove uma compreensão mais profunda de como as diferentes perspectivas da arte moldaram as histórias e culturas interconectadas de nosso tempo. Com os Emirados e especialistas regionais a ter um papel fundamental no desenvolvimento da coleção e programas do museu, o museu fornecerá uma plataforma inédita para artistas dos Emirados Árabes Unidos e do Golfo, da região da WANASA e do mundo. Criar trabalhos comissionados e interagir com públicos globais.

Richard Armstrong, Director, Solomon R. Guggenheim Museum and Foundation declarou: “O anúncio de hoje representa um marco significativo na realização do Guggenheim Abu Dhabi, um novo museu histórico. Este edifício distinto de Frank Gehry, será o lar de uma coleção expansiva e em evolução de obras de arte que avançam várias perspectivas sobre as histórias globais da arte moderna e contemporânea, com um foco particular na arte da Ásia Ocidental, Norte da África, e sul da Ásia. Abu Dhabi é um centro cultural vibrante e diversificado com uma visão global e uma economia criativa em rápido crescimento, tornando-o o local ideal para um novo museu internacional.

Também Frank Gehry comentou: “É verdadeiramente emocionante ver este projecto entrar nesta nova fase. Estou imensamente orgulhoso de trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros, DCT Abu Dhabi e a Fundação Solomon R. Guggenheim, para criar um lar para seu programa cultural inovador. Espero que este edifício seja abraçado pelo povo dos Emirados Árabes Unidos e que este trabalho seja um marco para o país por muitos anos.”

 

 

Localizado no coração do Distrito Cultural Saadiyat, o museu será um marco arquitectonico inspirado na arquitectura vernácula dos Emirados Árabes Unidos e da região. O Guggenheim Abu Dhabi fará parte da crescente rede de instituições
culturais de Abu Dhabi, incluindo Louvre Abu 145 Dhabi, Universidade de Nova York, Manarat Al Saadiyat e Fundação Cultural.

 

Tags: