
10 Jun MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Um dos museus mais queridos da população lusófona, prepara-se para reabrir as portas após o incêndio que sofreu em 2015. A oportunidade de repensar a instituição e compreender a sua própria relação com o público foram as principais premissas que foram ao encontro com as novas necessidades de uso, e dos desejos de melhoria que permearam todo o pensamento da reabilitação do edifício.
Museu da Língua Portuguesa será inaugurado no próximo dia 31 de julho, um dos primeiros museus totalmente dedicados a um idioma, instalado na cidade com o maior número de falantes de português no mundo, na histórica Estação da Luz, em São Paulo.
Por meio de experiências interactivas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma falado por 261 milhões de pessoas em todo o mundo. A cerimónia oficial de inauguração, no dia 31, será transmitida ao vivo pelas redes sociais do Museu. Os ingressos poderão ser adquiridos exclusivamente pela internet, com dia e hora marcados, e a capacidade de público está restrita a 40 pessoas a cada 45 minutos. Um dos principais marcos históricos de São Paulo, a Estação da Luz tem uma importância simbólica única: foi uma das portas de entrada para milhares de imigrantes que chegavam ao Brasil. Era de lá que eles, depois de desembarcarem dos navios em Santos, tinham o primeiro contacto com a língua portuguesa.

Ana Mello Fotografia

Ana Mello Fotografia
Com a completa recuperação arquitectónica dos seus espaços internos, o museu manteve os conceitos estruturantes do projecto da intervenção original. Assinado pelo arquitecto, Paulo Mendes da Rocha e o seu filho Pedro, em 2006. No piso da entrada, o museu abre-se à estação, reforçando a sua comunicação com a cidade. Nos andares superiores, os espaços foram optimizados, novos materiais foram introduzidos e o museu ganhou mais salas para instalações. No terceiro piso haverá um terraço com vista para o Jardim da Luz e para a torre do relógio. Este espaço homenageará o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que já faleceu. A nova versão foi concebida por Pedro Mendes da Rocha e desenvolvida nas etapas de pré-executivo e projecto executivo pela Metrópole Arquitectura, sob coordenação de Ana Paula Pontes e Anna Helena Villela.

Ana Mello Fotografia
SUSTENTABILIDADE: SELO LEED E MADEIRA RECUPERADA
O museu também será reaberto com certificação ambiental. As diretrizes de sustentabilidade pautaram toda a obra, e o museu obteve o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um dos mais importantes do mundo na área de construções sustentáveis, na categoria Silver. Entre as medidas estão a adoção de técnicas para a economia de energia do museu, (só a iluminação terá uma redução de 35% no consumo); na poupança de água, a previsão de redução do consumo é de 52% aproximadamente. Cerca de 85% da madeira necessária para a recuperação das esquadrias foram utilizados do próprio material já existente no edifício, com a reutilização de madeira da cobertura original, datada de 1946. Já na construção da nova cobertura, foram utilizadas 89 toneladas (67 m3) de madeira certificada proveniente da Amazônia. Os recursos necessários para a reconstrução do Museu foram de 85,8 milhões de reais, a maior parte do valor é proveniente da parceria com a iniciativa privada, via lei federal de incentivo à cultura, e do seguro contra incêndio.
Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz e Hugo Barreto, o conteúdo foi desenvolvido com a colaboração de escritores, linguistas, pesquisadores, artistas, cineastas, argumentistas, artistas gráficos, entre outros profissionais de vários países de língua portuguesa. Alguns nomes como o músico José Miguel Wisnik, os escritores José Eduardo Agualusa, Mia Couto, Marcelino Freire e Antônio Risério, a Slammer Roberta Estrela d’Alva e o documentarista Carlos Nader. Entre os participantes de experiências presentes na expografia estão artistas como, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Laerte, Guto Lacaz, Mana Bernardes, entre outros.

Ana Mello Fotografia

Ana Mello Fotografia
Ana Mello Fotografia

Ana Mello Fotografia