“Under”, o primeiro restaurante subaquático da Europa

“Under”, o primeiro restaurante subaquático da Europa

PROJETOS                 

Apresentamos o primeiro restaurante submarino da Europa em Lindesnes, na Noruega.

Localizado no extremo sul da costa Norueguesa, onde se encontram as correntes marítimas do norte e do sul, e que provocam fortes tempestades. Este  projecto é único tanto em relação à paisagem como à sua própria arquitectura. Incontáveis espécies de animais marinhos encontram nestas águas, o ambiente perfeito para procriar e estabelecerem-se, criando uma abundante e exuberante biodiversidade marinha. Um projecto desenvolvido pelo escritório norueguês Snohetta, que foi concebido para abrigar um centro de pesquisa marítima e um restaurante, em forma de baleia encalhada na costa rochosa de Lindesnes, o ponto mais austral da Noruega.

Esta região, única no mundo, é conhecida pelas suas condições climáticas extremas, que variam entre águas  calmas a tempestuosas em poucos minutos e várias vezes ao dia. O restaurante impõe uma simplicidade avassaladora sobre esta paisagem conturbada e vibrante, proporcionando aos visitantes experimentarem um estado de completa serenidade depois da excitação extrema proporcionada pelo ambiente exterior. Delicados detalhes construtivos e o perfume da madeira convidam os hóspedes a imergirem neste universo pacífico, às agitadas águas do Mar do Norte. A dureza do aço por onde as pessoas deslizam as suas mãos descendo a escada, pouco à pouco dá lugar à um espaço macio e aconchegante. O forro de madeira desfaz-se sobre superfícies têxteis, suaves como a calmaria da água em dias calmos. Uma atmosfera aconchegante e serena proporciona aos visitantes um sentimento de perplexidade e admiração, como se estivessem nas profundidades do oceano.

Metade afundada no mar, a forma monolítica de trinta e quatro metros, rompe a superfície da água e repousa directamente no fundo do mar numa profundidade de cinco metros abaixo do nível do mar, fica o olho panorâmico do edifício. Uma janela horizontal de onze metros de largura e três metros de altura oferece um portal visual para o mar e conecta os hóspedes à vida selvagem do lado de fora.

 

 

O restaurante acomoda entre 35 a 40 pessoas, com uma sala de jantar protegida por paredes de betão de meio metro de espessura. O foco culinário do restaurante, é criar uma experiência gastronômica com base em produtos de alta qualidade, de origem local, com ênfase especial na captura sustentável da vida selvagem. O dinamarquês Nicolai Ellitsgaard, do aclamado restaurante Måltid, em Kristiansand, é o Chef,  acompanhado com uma equipa internacional de 16 pessoas com experiência nos principais restaurantes Michelin.

Uma parte igualmente importante do projecto passa pela pesquisa marinha. O restaurante receberá equipas de pesquisa interdisciplinares que estudam a biologia marinha e o comportamento dos peixes, por meio de câmeras e outras ferramentas de medição instaladas dentro e fora da fachada do restaurante. O objectivo dos pesquisadores será documentar a população, o comportamento e a diversidade de espécies que vivem ao seu redor, através de câmeras e observação ao vivo. 

Arquitectos – Snohetta 

Localização –  Lindesnes, Noruega 

Área 495.0 m2 

Ano do projecto 2019 

Fotografias Ivar Kvaal, Inger Marie Grini/ Bo Bedre Norge, André Martinsen