25 Mar YUIMA NAKAZATO
Creation In Translation
Nasceu em Tóquio em 1985 de um pai escultor e de uma mãe designer de joias, Yuima Nakazato formou-se na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia e apresenta em 2016 a sua 1ª coleção na semana da Alta Costura de Paris como convidado da Chambre Syndicale de la Haute Couture, o segundo estilista japonês, depois da Hanae Mori, a receber essa consagração. Desde então é presença assídua no calendário da moda da capital francesa e não só.
A sua mais recente coleção “Evoke” alia tecnologia e savoir-faire artesanal. Ao estilo oriental, os cortes são fluidos, envolvem o corpo confundindo as formas e o género. Do tradicional kimono de Kyoto aos looks teatrais irreverentes, os azuis metálicos como leitmotiv da coleção, jamais antes vistos, irradiam o palco.
As peles e os couros usados, a proteína sintetizada, a impressão UV de tinta orgânica, o recorte em escamas metafóricas levam a inovação ao seu exponente máximo numa melodia de cores intensas, retiradas do fundo do mar. O Homem é convidado a regressar ao seu elemento água numa flutuação onde o corpo e a mente reencontram-se em pleno equilíbrio, assexuados, livres e serenos.
Criador do tecido holograma, declinado em anteriores coleções e na sua linha de sacos, esta, que é a imagem de marca do designer, cedeu o seu lugar, neste último desfile, à uma ode à filosofia do japonismo de valorização do imperfeito, do aconchego, da busca pelo equilíbrio, do minimalismo e do natural como meta.
Desde a 1ª passerelle em Tóquio onde apresentou uma coleção masculina depois da qual foi considerado “Talento promissor” pela Vogue americana, o caminho percorrido nos últimos 10 anos foi em crescendo. Yuima Nakazato não se resume à herança de Hanae Mori, Kenzo, Issey Miyake ou Yohji Yamamoto, Yuima Nakazato não é um seguidor mas sim um criador de tendências sem fronteiras.
Cinematográfico, extremamente talentoso, adaptado à moda de hoje pela inerente preocupação com o meio ambiente e a preservação dos recursos do planeta, tem tudo o que se espera de um Artista cuja missão será libertar a humanidade das barreiras que a restringem guiando-a até à Harmonização. A Alta Costura, no que dependerá de Yuima Nakazato, continuará, para o nosso maior deleito, a alimentar o sonho.